Estimulação precoce é o conjunto de atividades e de recursos humanos e ambientais que vem incentivar e são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcanças pleno desenvolvimento na sua evolução.
Segundo Brandão (1992), autor que escreve muito bem sobre o assunto, existe o tratamento por estimulação precoce, que é aquele que se inicia antes que as manifestações clínicas próprias das alterações básicas do tono possam ser evidenciadas, antes que as primeiras coordenações sensório-motoras tenham deixado de se formar por um tempo maior do que o esperado, ou ainda que tenham começado a se formar de modo anormal. As anormalidades encontradas estão apenas esboçadas, e a possibilidade de corrigí-las e fazer o desenvolvimento retomar a normalidade é muito grande, desde que convenientemente tratadas.
Todo o bebê normal, precisa ser estimulado para que o desenvolvimento funcional do sistema nervoso progrida de modo normal. Sem esta estimulação, seu desenvolvimento será prejudicado. Os pais e as pessoas que com ele convivem, brincando e durante as atividades da vida diária, proporcionam os estímulos para o seu desenvolvimento. Este conjunto de estimulação proporcionado pelos pais, ou pelos que cuidam da criança, segundo o autor, constitui a estimulação precoce propriamente dita, sendo que esta, apesar de imprescindível, não necessita de conhecimentos ou de profissionais especializados para ser executada. Já o tratamento por estimulação precoce, deve ser executado por uma equipe especializada e é indicado para corrigir o desenvolvimento deficiente ou anormal, e necessita da cooperação dos pais.
Segundo Brandão (1992), autor que escreve muito bem sobre o assunto, existe o tratamento por estimulação precoce, que é aquele que se inicia antes que as manifestações clínicas próprias das alterações básicas do tono possam ser evidenciadas, antes que as primeiras coordenações sensório-motoras tenham deixado de se formar por um tempo maior do que o esperado, ou ainda que tenham começado a se formar de modo anormal. As anormalidades encontradas estão apenas esboçadas, e a possibilidade de corrigí-las e fazer o desenvolvimento retomar a normalidade é muito grande, desde que convenientemente tratadas.
Todo o bebê normal, precisa ser estimulado para que o desenvolvimento funcional do sistema nervoso progrida de modo normal. Sem esta estimulação, seu desenvolvimento será prejudicado. Os pais e as pessoas que com ele convivem, brincando e durante as atividades da vida diária, proporcionam os estímulos para o seu desenvolvimento. Este conjunto de estimulação proporcionado pelos pais, ou pelos que cuidam da criança, segundo o autor, constitui a estimulação precoce propriamente dita, sendo que esta, apesar de imprescindível, não necessita de conhecimentos ou de profissionais especializados para ser executada. Já o tratamento por estimulação precoce, deve ser executado por uma equipe especializada e é indicado para corrigir o desenvolvimento deficiente ou anormal, e necessita da cooperação dos pais.
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